ANAJUS provoca Federação para que os Analistas Judiciários Atividade Judiciária e Analistas Judiciários Atividade Administrativa, sejam efetivamente representados por servidores dos respectivos cargos

A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (ANAJUS) tem desempenhado um papel ativo na defesa dos interesses dos analistas judiciários.

Recentemente, a ANAJUS enviou um ofício à Fenajufe para solicitar a urgente alteração dos membros indicados pela federação, no ofício nº 239/2024secp no Fórum de Carreiras do Conselho Nacional de Justiça. Isso, porque, dos 6 (seis) representantes indicados pela Federação, nenhum é Analista Judiciário Atividade Administrativa, e Analista Judiciário Atividade Judiciária, que não seja Oficial de Justiça.

O ofício da ANAJUS solicitou que a Fenajufe levasse ao Fórum de Carreiras representantes dos Analistas Judiciários, notadamente os Analistas Judiciário Atividade Judiciária, exceto oficiais de justiça, que já se encontram representados, e os Analistas Judiciários atividade administrativa, para que haja, efetivamente, equilíbrio de representatividade nas tratativas de melhorias para a Carreira de Analista Judiciário. Outro fator apresentado e de importante significado é o fato de ser necessário que todos os cargos e todas as regiões sejam representadas, uma vez que se está discutindo não apenas um Plano de Cargos e Salários, mas uma verdadeira Reestruturação das Carreiras com implicações em todas as carreiras, cargos, áreas e atividades do Poder Judiciário da União.

Soma-se a deficitária representatividade, indicada pela Fenajufe, o fato de que, em que pese, na Portaria 119/2020, haja determinação de que todas as regiões do país sejam representadas, não há um único representante da região Sul, predominando a indicação, por parte da Federação de servidores da carreira de Técnicos Judiciários e da região Sudeste, em evidente desequilíbrio representativo. Veja quadro abaixo.

Ademais, a paridade de representantes, garante decisões imparciais, evitando a predominância de um grupo sobre outro, além de trazer um debate mais qualificado, com a expertise de todos, o que é essencial para uma tomada de decisão mais equilibrada e inclusiva.

Leia o ofício na íntegra: Clique aqui

A ANAJUS reitera sua defesa da carreira de Analista Judiciário e manifesta rejeição a qualquer proposta que não esteja adequada aos interesses e valorização, também, dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União.

 

Fortaleça a sua Carreira: Associe-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.

 

Acompanhe também nossas redes oficiais:

Instagramhttps://www.instagram.com/anajusoficial

Facebookhttps://www.facebook.com/anajusoficial

X (antigo Twitter)https://twitter.com/anajus_oficial

Telegramhttps://t.me/+tb6RBNS0RvMyMjFh

Discordhttps://discord.com/invite/dutrJUPq8P

WhatsApphttps://www.whatsapp.com/channel/0029VaVcKamEgGfRCshato3K